Ortopedista Especialista em Mãos
O ortopedista especialista em mão e punho é o médico responsável pelo diagnóstico e tratamento clínico ou cirúrgico das doenças e lesões dessas importantes estruturas do nosso corpo.
Mãos e Punhos
As mãos são nosso meio de comunicação com o mundo e sua integridade é essencial para nossa qualidade de vida. É composta pelos metacarpos (que se articulam com os ossos do carpo) e pelas falanges (os ossos dos nossos dedos).
Já o punho é a articulação entre o antebraço e a mão, composto pelos ossos do rádio e ulna, articulando-se com os ossos do carpo (como o escafóide, por exemplo).
Toda articulação possui ligamentos entre os ossos e a integridade desses ligamentos garantem a mobilidade adequada da região.
Para realizar os movimentos temos os "motores", ou seja, os músculos e tendões que se inserem nos ossos e, quando tracionados, reproduzem o movimento desejado.
Além disso, a irrigação sanguínea da mão se dá, principalmente, pelas artérias radial e ulnar. Já a sensibilidade da região se dá pelos nervos mediano, radial e ulnar.
Por que ocorrem problemas nas mãos e nos punhos?
Há uma série de questões que podem ocasionar danos nas mãos e nos punhos, por exemplo:
- Traumas diretos;
- Entorses (lacerações nos ligamentos - os tecidos que conectam um osso ao outro);
- Ferimentos penetrantes;
- Tumores que causam compressão de estruturas vizinhas e podem levar a lesões nas mãos e punhos.
Dessa maneira, é essencial estar atento e saber quais incômodos são alertas para procurar ajuda de um ortopedista especialista:
- Dor persistente;
- Deformidades angulares e rotacionais;
- Diminuição de força;
- Alteração de sensibilidade e da cor.
Quais as principais lesões tratadas pelo ortopedista especialista em mão?
Muitas são as doenças e lesões que o ortopedista especialista em mão pode tratar, por exemplo:
- Síndrome do túnel do carpo;
- Síndrome do túnel cubital;
- Dedo em gatilho;
- Lesões tendíneas (cortes nos tendões);
- Lesões no nervo;
- Tendinites;
- Fraturas na mão e punho;
- Cisto sinovial;
- Tumores;
- Doença de Dupuytren.
Assim, quando recebemos o paciente em consultório, após fazer um diagnóstico completo, indicamos o tratamento mais adequado.
Quando a cirurgia não é necessária, contamos com uma série de opções terapêuticas conservadoras, como por exemplo, a fisioterapia, uso de medicações orais, execução de infiltrações, aplicação de crioterapia ou calor local e até mesmo imobilizações.
No entanto, quando os tratamentos conservadores não apresentam os resultados esperados, optamos pela realização da cirurgia.
Além disso, existem casos específicos nos quais a indicação cirúrgica deve ocorrer precocemente sem nenhuma tentativa de tratamento anterior de modo a obter os melhores resultados para o paciente.
Sempre busque o tratamento adequado para sua mão e punho
O ortopedista especialista em mão e punho é o médico que tem amplo conhecimento sobre os tratamentos mais adequados para cada caso.
Por isso, não deixe de buscar o profissional correto caso sinta incômodos nesta região.